3 de dez. de 2007

E a "maldição do calote" pegou Anastácio


O PT da Paraíba, que em 2004 me proporcionou o único calote que levei na vida, acaba de elegar Luiz Couto presidente do partido, disputando contra Frei Anastácio, que tentava a reeleição. Não sei se devo ficar otimista, mas alguma coisa me diz que Couto é um sujeito mais preparado, mais consciente e mas ético. Anastácio, coitado, foi vítima de uma espécie de "maldição" (não intencional) que paira sobre os caloteiros de 2004. Não conseguiu se reeleger em 2006 e agora amarga mais essa derrota. A mesma coisa aconteceu com Adalberto Fulgêncio que, igualmente em 2006, teve uma votação ridícula. Avenzoar Arruda, a quem inclusive quero bem, também não escapou: nunca mais se elegeu nada na vida e acabou deixando o PT. Juro que eu prefereria receber a dívida em dinheiro e não em notícias ruins para os devedores.

30 de nov. de 2007

Artistas e arteiros


Foi com grande alegria que este amigo de vocês aceitou o convite do ilustre paraibano José Neumanne Pinto para a abertura da exposição "Artistas e arteiros" na Galeria Estação, quinta-feira passada, em São Paulo. A mostra reúne brinquedos de diversas épocas, criados por artistas de todo o Brasil. Entusiasta da arte popular, Neumanne escreveu em material de divulgação da exposição: "brincar, desde sempre, foi, é, a arte de tirar aventuras e prazeres do escasso, às vezes do nada; é o exercício de animar, não no sentido estreito de alegrar, mas, sim, no mais amplo, o de dar anima - alma, em latim - a objetos inanimados". Mesmo com viagem marcada para Maceió na mesma noite, fiz questão de passar por lá e ainda presentear o grande jornalista com um exemplar d'O Moído de 2002.

29 de nov. de 2007

Empresários do Recife prestigiam Comunicar e Crescer



A terceira edição do seminário Comunicar e Crescer, promovido pela Associação Brasileira das Agências de Publicidade, realizado no Recife, dia 21 de novembro, reuniu 226 pequenos e médios empreendedores na sede do Sebrae. Escolhida para receber a primeira apresentação da nova versão do evento no nordeste, a cidade correspondeu. Foram quase duas horas de exposição e mais uma de perguntas da platéia, o que reflete o alto nível de interesse despertado. Através da participação do público, foi possível identificar a presença de empreendedores de diversos ramos de atividade, revelando que marketing e publicidade vêm ganhando relevância na gestão de todos os negócios. O C&C cresce cada vez mais em Pernambuco, que além do Recife, neste ano, recebeu o seminário em Petrolina e Caruaru.

28 de nov. de 2007

Um paraibano do tamanho do mundo

Nunca fui um sujeito de grandes ambições, pelo menos no sentido de grandeza a que se convencionou avaliar as ambições. Não invejo os ricos, os famosos nem os poderosos. Mas, confesso, invejo os sonhadores e os pioneiros. Muitos deles sequer lembrados à altura de seu significado nos maiores centros, de onde são irradiadas as informações consideradas relevantes e que costumam construir prestígio. Uma dessas personalidades é Genival Ribeiro, publicitário paraibano falecido na madrugada da última terça-feira, 27 de novembro. Era um guerreiro. Não obstante ter nascido e vivido toda a sua vida na Paraíba, jamais deixou-se guiar em seu planos pelo fato de trabalhar num estado pequeno e de pouco significado econômico e mercadológico. Sempre pensou grande e não intimidou-se em aproximar-se das maiores expressões da nossa atividade e propor, de igual para igual, diversas oportunidades de negócios. Genival tinha consciência das limitações profissionais da sua terra e acreditava que apenas através de um intercâmbio profissional sério a Paraíba teria chance de desenvolver sua publicidade. E assim fez. Criou, em João Pessoa, a GR, primeira agência de publicidade da Paraíba. Ofereceu a seus clientes um padrão de serviços impensável à época não apenas na Paraíba mas em muitos outros estados brasileiros. Para isso, recorreu a criativos e produtores dos mercados mais desenvolvidos, forçando na região o desenvolvimento de critérios de qualidade respeitáveis. Fez mais: “inventou” a Paraíba aos olhos do negócio da propaganda no Brasil, ao trabalhar insistentemente na criação de um capítulo paraibano da Associação Brasileira das Agências de Publicidade. Convenceu seus raros colegas do ramo a superarem a timidez e associarem-se à entidade. Com persistência incomum, conseguiu dobrar a resistência provinciana de alguns, e angariou associados suficientes para fundar a ABAP-PB, a qual presidiu até recentemente. Nas reuniões nacionais era figura sempre festejada. Elegante, amigo e permanente entusiasta das coisas da Paraíba, motivou muitos de seus companheiros de outros estados a conhecerem sua terra. Genival Ribeiro era um dos amigos de verdade que eu tinha. Nosso relacionamento tinha quase quinze anos. Conheci diversos episódios da sua vida. Uma curiosidade: a agência de Genival foi vítima de uma espécie de “globalização nacional”, ao perder sua maior conta – Supermercados Boa Esperança –, comprado pelo Pão de Açúcar. Fenômeno que grandes agências de São Paulo conhecem muito bem. Trabalhamos em diversos projetos, em que uníamos o espírito idealista de ambos. Posso dizer, sem medo de errar, que foi graças a Genival Ribeiro que a Paraíba passou a significar alguma coisa na minha vida, além de uma pequena manifestação geográfica entre o Rio Grande do Norte e Pernambuco. Hoje, é o estado onde, junto com São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, tenho laços afetivos mais profundos. Prova disso é a quantidade de amigos e desafetos sinceros que consegui forjar por lá. Era agradável e proveitoso conversar com Genival. Ele tinha uma paciência infinita comigo, que sempre fui polêmico, impulsivo e, muita vezes, inconseqüente. Nessas horas de surto, o amigo Genival me deixava falando sozinho, gastando energia e ficava só olhando. Depois, numa única frase transformava tudo em força positiva e construtiva. Mas gosto de lembrar também que fiz Genival dar muita risada, divertir-se verdadeiramente com algumas manifestações da minha maluquice. Numa terra minada de ardis políticos, como a Paraíba, é muito difícil ver alguém relaxado. Por isso, era bom perceber que, pelo menos comigo, o paraibano Genival não sentia necessidade de fugir das suas melhores características por nenhum motivo justificado. Através dele, conheci as expressões políticas paraibanas mais importantes. Fiz novos amigos valiosos e ganhei adversários autênticos, como sempre ocorre em qualquer lugar em que criamos algum tipo de raiz. Devo a Genival Ribeiro incontáveis alegrias que a Paraíba me deu. Devo também a ele uma extraordinária lição de vida: nossos limites estarão sempre dentro de nós, nunca fora. Motivado por uma inquebrantável auto-confiança, Genival Ribeiro foi longe, muito longe. Viveu com intensidade, realizou desejos e conseguiu a façanha de passar pela vida credor de si mesmo.

27 de nov. de 2007

Morre Genival Ribeiro e ABAP-PB fica devendo homenagem


A nova diretoria da ABAP-PB, que tanto empenhou-se em eleger-se e que, da eleição até hoje, ainda não disse a que veio, poderia ter feito uma única coisa útil, em contraste com a mediocridade de seu mandato: homenagear, em vida, o pioneiro da publicidade paraibana, Genival Ribeiro. Mas não teve sensibilidade para isso. Lamentável. Menos mal que Genival conquistou suficientes amigos por esse Brasil inteiro e que, certamente, a partir de hoje lhe estarão prestando todas as glórias devidas a guerreiros como ele. A ABAP nacional e todos os demais capítulos se voltarão à memória desse companheiro que jamais mediu esforços para dar à pequena Paraíba um significado maior. Tanto temos consciência de seu imenso valor que insistementemente lembramos a seus sucessores no capítulo paraibano da ABAP a obrigação de prestar a Genival Ribeiro uma justa homenagem por ocasião da posse da nova diretoria. Manifestações de civilidade como essa, porém, parecem não fazer parte das práticas dessa gente. Será que é isso, enfim, o que a Paraíba merece?

23 de nov. de 2007

C&C em Petrolina supera expectativas


Cerca de 200 pessoas superlotaram o auditório do Sest-Senat, em Petrolina, para assistir, na noite de 19 de novembro, ao seminário Comunicar e Crescer, organizado pela ABAP. Recém incluida no roteiro do evento, a cidade surpreendeu por sua mobilização e pelo interesse demonstrado pela grande audiência, que permaneceu atenta durante as mais de três horas da apresentação. Ao final do seminário, foi anunciado que a ABAP-PE estará empenhada, junto à diretoria nacional da entidade, na realização, no primeiro semestre de 2008, do Comunicar e Crescer 2, em Petrolina. Já na manhã do dia 20, o C&C levou 226 pequenos e médios empreendedores ao auditório do Sebrae, no Recife, onde acompanharam a terceira versão do evento. O mesmo Comunicar e Crescer apresentado no Recife, foi levado também na noite de quarta-feira,21, a Caruaru que, mesmo sendo noite de jogo da seleção brasileira, reuniu 110 interessados no auditório da ACIC. Pernambuco está de parabéns.

14 de nov. de 2007

C&C cresce em Pernambuco e murcha na Paraíba


A terceira edição do seminário Comunicar & Crescer, promovido pela Associação Brasileira das Agências de Publicidade com o bjetivo de incentivar pequenos e médios empreendedores a anunciar, incluirá mais uma cidade do estado de Pernambuco, já contemplado nas duas primeiras versões com apresentações no Recife e em Caruaru. Agora é Petrolina que passa fazer parte da rota nacional do C&C. Ponto para a ABAP-PE, brilhantemente conduzida por seu presidente Queiroz Filho (foto). A agenda tem início na segunda-feira, 19 de novembro, exatamente em Petrolina, seguindo-se em Recife no dia 20 e em Caruaru no dia 21. Já na Paraíba, ocorre exatamente o inverso: os eventos programados para 22 em Campina Grande e 23 em João Pessoa foram cancelados.

7 de nov. de 2007

E o troféu vai para...


Depois do projeto-de-lei apresentado por Luiz Couto na Câmara Federal (ver nota abaixo), eis que a fértil imaginação dos políticos paraibanos brinda-nos com mais uma proposta impagável: folga para os funcionários públicos nas sextas à tarde e nas segundas pela manhã. Diante de tamanho disparate, convido os nobres leitores para eleger aquele que será agraciado com o troféu "Jirico de ouro 2007": Luiz Couto por sua idéia de impedir que agências que fizeram campanhas políticas concorram em licitações públicas ou Biu Fernandes pela sugestão de que os barnabés fiquem coçando em casa na tarde do último e na manhã do primeiro dia útil da semana?

16 de out. de 2007

Inimigo na trincheira


Pobres dos marqueteiros do PT. Além de estar sempre sujeitos a um belo calote, como foi o meu caso em 2004, na campanha de Avenzoar Arruda para prefeito, ainda têm de conviver com idéias de jerico para projetos-de-lei, como essa apresentada por Luís Couto à Câmara Federal: "Impede agências de publicidade de participar em licitação do governo para cujo titular tenham trabalhado nas respectiva campanha eleitoral. (PL-950/07)" Pois é, se a idéia de Couto vingar, além de não receber o dinheiro da campanha, os marqueteiros do PT ainda estariam privados de concorrer às contas públicas de uma, ainda que muita improvável, admnistração petista na Paraíba. Por sorte, a Comissão da Câmara Federal rejeitou a proposta.

28 de set. de 2007

Avenzoar Arruda no PDT? Chiquinha já foi.

Acontece uma nova fragmentação do PT da Paraíba e mesmo assim não há espaço para Avenzoar Arruda. Luiz Couto e Frei Anastácio que, em 2004, tiveram uma participação morna na campanha do petista à prefeitura, estão mais separados do que nunca, mas com uma visão comum: Avenzoar Arruda não lhes serve para nada. Sobra Júlio Rafael, com quem Arruda nunca se entendeu. Ou seja, se Avenzoar quiser alguma coisa para si no ano que vem vai ter que cantar n'outra freguesia. Talvez o PDT. Chiquinha Barbosa, ex-delegada regional do trabalho, cargo que herdou de Avenzoar, e ex-operadora de sua campanha em 2004, deixou o PT e assinou ficha no PDT, com direito à presença do secretário nacional do partido. A porta está aberta.