28 de jan. de 2007

O Moído da Semana não pára

Na edição de 21 de janeiro de 2007, o Moído da Semana circulou pela última vez nas páginas do Jornal da Paraíba. Foram 41 edições, iniciadas em 9 de abril de 2006. Uma luta grande para cumprir os prazos, mas um prazer sempre renovado em oferecer aos paraibanos uma proposta diferenciada, em termos de opinião e informação. Graças a qualidade de caráter e ao talento precioso de William Medeiros a coluna se superava esteticamente a cada edição. Como me confessou o próprio companheiro de jornada "é uma coluna totalmente nova a cada semana". Trabalho redobrado para o criador gráfico/diretor de arte/diagramador William, mas, ao mesmo tempo, exercido com aquela satisfação típica dos profissionais que amam o que fazem. Vale registrar que escrevi o Moído da Semana por dez meses com absoluta liberdade, sem nenhum tipo de intervenção ou reclamação, pelo menos da parte de quem decide e olhando olho no olho. Agradeço o espaço que o Jornal da Paraíba disponibilizou para a exposição do produto para o que fui contratado. Sou também reconhecido a todos os que doaram seu tempo para responder aos "Papo com" e que, certamente, com suas participações ajudaram a fazer o brilho desse trabalho. Aos leitores que, semana após semana, escreveram, sempre com palavras de estímulo, fica também o meu mais sincero e emocionado reconhecimento. Fiz O Moído da Semana com tamanha paixão que não poderia deixá-lo desaparecer por uma simples contingência de mercado. Contingência de mercado que, aliás, vem derrubando muita gente boa. É uma pena. Lamentavelmente, na Paraíba ainda não se consolidou uma cultura de investimento em qualidade. Há que se compreender que os donos de meios de comunicação são empresários que dependem dos investimentos de outros empresários para melhorar o padrão de seus produtos. Quando o mercado não compartilha o mesmo ideal de desenvolvimento cultural, a tendência é mesmo o entusiasmo evolucionista arrefecer. Vamos torcer para que a crise seja passageira.
Mas a boa notícia é que o Moído da Semana não vai parar. Quando fiquei sabendo que o JPB já não poderia mantê-lo em suas páginas, corri para este blog, independentemente do aparecimento de possíveis outros braços que surjam para acolhê-lo nos próximos dias. Moveu-me a urgência do compromisso com meus leitores. Sejam eles quantos forem, merecem o meu respeito. Portanto, amigos, a partir de agora, contem não apenas com um Moído por semana, mas com um Moído permanentemente ligado, atualizado e de olho nos moídos diversos da política, da cultura, da economia, da mídia, da publicidade... Claro que essa primeira versão foi "criada" atendendo à urgência do momento (afinal, cheguei ontem de uma semana de férias na Ilha Grande - Angra dos Reis-RJ -, e fiquei sabendo pelo "Parem as máquinas" da Claudia Carvalho do tsunami no Jornal da Paraíba e só, depois, num telefonema, me inteirei do tamanho do estrago). Prometo, portanto, que no menor prazo possível esse "Moído da Semana" vai tentar ficar quase tão bonito quanto aquele desenhado pelo William.

5 comentários:

Unknown disse...

Stalimir,
Espero que o Moído da Semana, na sua versão virtual continue com o espírito crítico independente que notabilizou o espaço. Continuarei sendo leitor assíduo, pois sempre acessei a mesma na internet.
Sucesso,
Zeh Guilherme.

Bosco disse...

Stalimir,
Com certeza os maiores prejudicados serão os leitores do JPB que perdem um espaço fantasticamente independente e crítico, cheio de sugestões e idéias, onde parecia que para melhorarmos nosso meio bastaria a decisão de alguns poucos, dotados de boas intenções.
Agradeço-lhe pela decisão de manter o Moído, pois sou um dos muitos beneficiados, e coloco-me ao seu dispor para qualquer auxílio que esteja ao meu alcance.
Desejo-lhe mais, mas muito mais, sucesso.

Anônimo disse...

Stalimir,

Continuaremos leitores assiduos. Conte conosco para manter o Moido na versâo internet. Sds,
Frank Ramalho

Edu Cury disse...

Na mesma semana perdemos a coluna do Stalimir e a coluna Mercado. Ambas tinham um papel definido no nosso mercado publicitário que tanto desejamos que, um dia, seja pujante.
Esse retrocesso mostra a importância de retratar o profissionalismo, na nossa área, para os veículos de comunicação paraibanos. Fato: a preço de hoje, o importante é por alguma coisa no ar ou no papel, assim... qualquer coisa mesmo, pra inglês ver. Uma patologia de fazer o mínimo em detrimento do bom trabalho que se repete em diversos casos como nas relações com as agências e negociações direto com os clientes. Uma pena já que, juntos, poderíamos fazer bem mais. Quem ganha com isso? Ninguém. Continua o status quo da desmotivação ambivalente e do "amanhã eu faço". Bola pra frente que a pauta tá cheia.

Anônimo disse...

Fui realmente pego de surpresa. E eu, ingenuamente, pensando que os profissionais do JP tinham todos tirado boas férias nesses últimos dias.
O MOÍDO DA SEMANA era indiscutivelmente uma das melhores coisas do Jornal da Paraíba. Eu que além de ler o Moído também colecionava as páginas fiquei na mão. Pela internet não tem a mesma 'graça'.
Quando o Jornal da Paraíba tinha chegado a um nível de qualidade exemplar acontece uma coisas dessas: 110 funcionários demitidos. É mais que uma pena.
Força, Stalimir, nessa nova empreitada pela net. Força, ex-funcionários do JP.