20 de fev. de 2007

Seção Colírio (e óculos de leitura)


O olhar

*ANA RAFAELA


A candeia ilumina a casa. Só há Um que conhece toda a casa e que tem a chave para abrir – mas é muito amoroso (e amor inclui respeito). Ele só entra quando o dono da casa permite. Isso acontece quando o dono olha para Ele e entende que apenas Ele tem a chave de misterioso formato de Cruz que pode abrir a casa, iluminar, limpar, fazer nova todas as coisas, todos os pensamentos, renovar, dar salvação. O dono da casa é você. Você um dia olhou para a cruz, entendeu, aceitou, Deus fez de você uma nova pessoa. Seria o mesmo olhar que enxergou a cruz no calvário apto para pousar os olhos em coisas que explicitamente têm conceitos que afrontam a Palavra de Deus? Nossa conversão é um instante; a santificação, processo para o resto da vida. Santificação é renunciar aos prazeres, aos pecados. Isso inclui entretenimento aparentemente inofensivo. Num mundo onde Satanás atua com a ferocidade de quem sabe que está derrotado (e onde a criação geme as dores e anseia a vinda do Filho do Homem) não podemos esperar que o entretenimento oferecido pelos meios de comunicação seja edificante, ou inocente. Devemos nos deleitar, descansar e ter prazer em Deus. Em nada e ninguém mais. Vamos falar de novelas e Big Brother.
Jesus nos alerta a ter cuidado onde colocamos nossos olhos. Jesus faz referência à trava nos olhos ( Mt 7: 3). Os olhos são preciosos. A compreensão de mundo vem, em grande parte, através deles, das assimilações que se faz com a visão Os olhos abrem caminho para que a informação chegue ao cérebro, que assimila, decodifica, guarda e usa quando for necessário. Muitas vezes informações que seus olhos nem sequer se deram conta, as subliminares (ah, sim, isso existe! E são as piores) – entram pelos olhos.
Ligue a Tv. As novelas exploram o fim da família (e a unidade cristã é a família), ridicularizam os caminhos corretos (ai daqueles que não andam nos caminhos). O Big Brother, expõe pessoas ao ridículo. Isso inclui também quem está fora da "casa". Um programa que subjuga em todos os sentidos a inteligência das pessoas que voluntariamente acompanham. Não existe um único ponto cristão, um único fruto do espírito: Todo amor é interesseiro. Toda alegria é materialista. A bondade, fingida. A fidelidade, exercida até quando for conveniente. A mansidão, própria dos fraco. O objetivo é fazer das obras da carne - imoralidade sexual, impureza, libertinagem, idolatria e feitiçaria, ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja, embriaguez, orgias e coisas semelhantes - um espetáculo. A única forma do espetáculo ter continuidade é ser visto. Para ser visto, é preciso olhar. E os olhos são a candeia do corpo. Quando forem bons, igualmente o corpo estará cheio de luz. Mas quando forem maus, igualmente estará cheio de trevas. (Lc 11: 34-35)
Cuidado onde você põe seus olhos. Cuidado para que a luz que está em seu interior não seja contaminada pelas trevas. Cuidado com o fascínio e com a escravidão do olhar. Mantenha seus olhos no alto. É do alto que veio a sua salvação. É para o alto que Deus manda você, como águia. E é no alto, em Cristo Jesus, que devemos manter firme nosso olhar.

*Ana Rafaela é a moça bonita da foto. Ela é de Campinas (SP), publicitária, pianista erudita e morou em Viena.

Nenhum comentário: