10 de fev. de 2007

Batistas x Renascer

APÓSTOLOS DO ESCÂNDALO


Leandro B. Peixoto
(Pastor da Igreja Batista Central de Campinas, SP).


Os recentes acontecimentos envolvendo os líderes da Igreja Renascer sujaram ainda mais a imagem dos evangélicos. O que ficou caracterizado para o mundo é que a única diferença entre o político corrupto e o pastor crente, é que o primeiro carrega dólares na cueca, o segundo dentro da Bíblia! Se por um lado a imprensa persegue os cristãos, por outro, muitos supostos cristãos têm servido de bandeja bons e deliciosos escândalos para uma mídia caçadora de casos feios e que não perde tempo nem oportunidade de denegrir o cristianismo.
Triste é que os casos recentes parecem apontar que a temporada de escândalos está só começando e que maiores furacões ainda estão por vir. Mas por quê? O orgulho é a raiz de todos os nossos pecados, é ele que abre as portas para qualquer outro escândalo.
Quanto à perseguição da imprensa, como alguns fiéis querem definir toda a situação, não se trata de uma questão de os cristãos acharem que estão por cima do mundo, acima de qualquer suspeita e que não podem ser questionados ou investigados. Ricardo Gondim está corretíssimo ao afirmar que "a Igreja, como toda instituição social, precisa ser fiscalizada, cobrada e investigada. Lamentavelmente os evangélicos convivem com um espírito corporativista imenso".
É necessário, contudo, entender a profundidade da crise, descobrir suas causas e desenvolver ações corretivas.
Jesus foi quem disse que "é inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual vem o escândalo!" (Mt. 18:7). O Senhor estava respondendo a uma questão dos discípulos: "quem é, porventura, o maior no reino dos céus?" (Mt. 18:1). Percebe-se desde o começo da Igreja, o desejo do coração do homem de querer tirar vantagens. A solução para tão sujo pecado, segundo Cristo, seria a mortificação por completo da vontade e das ações humanas (Mt. 18:8-9). Exatamente o oposto de tudo o que se prega e se procura nos templos e catedrais da fé contemporânea. Os apóstolos de outrora, negavam-se a si mesmos, saiam para pregar o evangelho genuíno de Jesus e eram presos, em nome de Cristo, por amor à causa e dos outros. Por isso a Igreja contava "com a simpatia de todo o povo" (At. 2:47). Os auto-nomeados apóstolos de hoje, saem para curtir suas casas de campo, ou para fazer compras no exterior, constroem seus reinos pessoais, às custas da exploração, e são presos por amor ao dinheiro. Daí a razão para a Igreja estar sendo tão difamada.
O versículo que bem pode resumir a vida do apóstolo Paulo diz: "Por esta causa [a pregação do evangelho aos gentios] eu, Paulo, sou o prisioneiro de Cristo Jesus, por amor de vós, gentios" (Ef. 3:1). A nota que pode descrever a vida dos apóstolos do nosso tempo lê: "Por causa da ganância, nós somos prisioneiros da Receita Federal, por amor ao dinheiro".
O apóstolo Paulo aos gentios, dizia: "eu trago no corpo as marcas de Cristo" (Gl. 6:17). Apóstolos forjados pela ganância, são flagrados e forçados a confessar: "eu trago na mala, e até dentro da Bíblia, dólares não declarados".
Enquanto o apóstolo Paulo vivia e ensinava a prática do
contentamento, no muito ou no pouco (Fl. 4:10-13), lemos absurdos (extraídos do diário dos apóstolos deste século e estampados nas páginas de revistas pelo Brasil afora) do tipo: "Deus vai me dar cartões de crédito internacionais, a casa dos meus sonhos em Miami, uma casa maravilhosa em Mairiporã, minha casa muito bem decorada. Aleluia!" (Veja, 30/12/06, p. 34). Que evangelho é esse? Com certeza não é o da Bíblia!
Deprimente é saber que a massa continua preferindo os falsos mestres. Os amantes de si mesmos. Paulo, o apóstolo, já havia previsto tudo isso: "Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas" (2 Tm. 4:3-4). Cabe a nós, IBCC, seguirmos os conselhos do apóstolo, Paulo, e sermos sóbrios em todas as coisas, suportando as aflições por pregarmos o evangelho verdadeiro, fazer o trabalho de evangelistas e cumprir cabalmente o nosso ministério (2 Tm. 4:5). Que Deus nos ajude a viver para pregar a verdade e viver a verdade que pregamos. Mesmo que para isso continuemos pequenos e inexpressivos. Ou sejamos perseguidos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Impecável. Parabéns pelo discernimento.

Anônimo disse...

Amigo Stalimir.
Ao ler Nietsche, já há tempos, concordei quando ele defendeu que Cristo foi o criador do cristianismo e, também, seu último membro. Ao ler esta sua brilhante matéria e considerando que amadureci um pouquinho, vá lá... talvês possamos colocar Paulo como o último.
Agora, com certeza, classificarmos tais "apóstolos" como cristãos??? ...
deixemos prá lá!!! É melhor.

Anônimo disse...

Boa noite,

Você foi muito infeliz em seus comentários voce deveria ter ficado calado, pois, até onde eu sei a palavra de Deus diz: Não julgue para não ser julgado.
Você deveria seunir ao corpo de cristo e não ficar fazendo declaraçoes baseadas na midia secular que são caluniosas e sem provas. Deixa de ser religioso e vem marchar para Jesus dia 07/06 ou isso também eh pecado?
A palavra de Deus também diz: Se está em pé cuide para que não caia, ou o senhor também naão tem telhado de vidro?
Venha renascer você também, em breve todos verão o livramento de Deus na vida do Apostolo e da Bispa , ai sim quero ver seu comentario postado para dizer que voce se precipitou e foi usado pelo diabo.